Na realidade atual em que vivemos, onde o mundo nos oferece muitas facilidades para aprender, precisamos ter muita disposição e coragem, não deixando passar as oportunidades, cruzando os braços e fechando nossos olhos para a realidade do mundo.
As tecnologias facilitam o processo de ensino-aprendizagem, sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo e se comunica facilmente com o aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia-a-dia.
Precisamos aprender para ensinar, pois a tecnologia está aí a nossa disposição e facilita o nosso trabalho de várias formas, ou seja, temos tudo ao nosso alcance, como pesquisa, bate papo com pessoas de qualquer parte de mundo, entre outras vantagens.
Alunos e professores, habituados a fazer trabalhos manuscritos e com vários erros cometidos quando datilografados, hoje nem sequer queremos falar em datilografar com poucos recursos de correção, passando a poder editar textos com recursos bastante interessantes, podendo escolher tipo, tamanho, cor e forma das letras, tipo de parágrafos, seleção de A a Z, correção de palavras erradas e muito mais, é um avanço bastante significativo para melhoria do nosso trabalho.
Assim, pretendo aperfeiçoar-me a cada dia, como professor e aprendiz, buscando o melhor, dentro das minhas limitações, claro, podendo pegar uma máquina e dela receber todas as informações desejadas para o desempenho do meu trabalho.