sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

           
     Na realidade atual em que vivemos, onde o mundo nos oferece muitas facilidades para aprender, precisamos ter muita disposição e coragem, não deixando passar as oportunidades, cruzando os braços e fechando nossos olhos para a realidade do mundo.
      As tecnologias facilitam o processo de ensino-aprendizagem, sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo e se comunica facilmente com o aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia-a-dia.
        Precisamos aprender para ensinar, pois a tecnologia está aí a nossa disposição e facilita o nosso trabalho de várias formas, ou seja, temos tudo ao nosso alcance, como pesquisa, bate papo com pessoas de qualquer parte de mundo, entre outras vantagens.
         Alunos e professores, habituados a fazer trabalhos manuscritos e com vários erros cometidos quando datilografados, hoje nem sequer queremos falar em datilografar com poucos recursos de correção, passando a poder editar textos com recursos bastante interessantes, podendo escolher tipo, tamanho, cor e forma das letras, tipo de parágrafos, seleção de A a Z, correção de palavras erradas e muito mais, é um avanço bastante significativo para melhoria do nosso trabalho.
      Assim, pretendo aperfeiçoar-me a cada dia, como professor e aprendiz, buscando o melhor, dentro das minhas limitações, claro, podendo pegar uma máquina e dela receber todas as informações desejadas para o desempenho do meu trabalho.

4 comentários:

  1. Gostei muito de visitar o seu blog pois suas atividades estão muito boas siga em frente vc é capaz
    Deixo-lhe esta mensagem com carinho
    DE ESPEDITA PARA EDINAR
    UM ABRAÇO E UM BEIJO NO CORAÇÃO

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!
    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
    Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
    Amigo a gente entende!
    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
    Porque amigo sofre e chora.
    Amigo não tem hora pra consolar!
    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Ter amigos é a melhor cumplicidade!
    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
    Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI.
    ARAGUATINS/TO 10/12/2010.
    PROFESSORA: EDNA DOS SANTOS ROSAL MARINHO.
    TURMA 5º ANO.
    OBJETIVOS
    - Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
    - Familiarizar-se com textos informativos.
    - Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos.
    CONTEÚDO
    • Leitura-
    • Aprendendo a ler textos jornalísticos;
    • Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos.
    ATIVIDADES DE ESTUDO
    • Apresentação de um texto para os alunos;
    • Leitura de um texto jornalístico para turma;
    • Socialização da leitura;
    • Criação dos grupos de trabalho.
    • Seleção do tema de interesse dos alunos, fontes com ilustrações;
    • Criação de texto em sala pelos alunos;
    • Apresentação dos textos.
    • Exposição dos textos no mural da sala ;
    TEMPO ESTIMADO
    • Duas aula.
    RECURSOS NECESSÁRIO
    • Livro, revista , jornais, papel chamex, lápis , caneta, lápis de cor etc.
    Comentário dos alunos;
    O aluno Mateus Henrique
    Com esta aula pude observar o quanto o texto jornalístico é importante e foi muito bom para o nosso aprendizado.




    A aluna Ana Julia .
    Gostei muito da aula pois tive oportunidade de criar o meu texto e aprendi muito com este trabalho, a aula foi um sucesso.

    Eu como professora só tenho a dizer que foi um experiência maravilhosa os alunos amaram, se divertiram, criaram seus textos foi muito gratificante.
    AVALIAÇÃO
    Foi de forma muito objetiva a pois, O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender que muitas vezes leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outros textos.

    ResponderExcluir
  3. A IMPORTANCIA DO HIPERTEXTO NA EDUCAÇÃO


    Depois de pesquisar e analizar podermos perceber a importancia da utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
    Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.


    EDNA DOS SANTOS ROSAL MARINHO

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADE 3 WIKIPÉDIA
    Navegando no site da wikipédia encontrei um artigo relatando sobre o Rio Araguaia o qual é o rio que banha minha cidade, ARAGUATINS, que de maio a junho se aglomeram turistas de varias partes do Brasil para curtir as belezas naturais das nossas praias.
    Este rio faz a divisa natural entre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. Possui uma extensão de 2.114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória que tem diminuido o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova.
    O pôr do sol visto das margens do Rio Araguaia é uma das images mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação. Mas não é difícil também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema - período em que é proibida a pesca de qualquer espécie. Já três espécies são proibidas de serem pescadas em qualquer época do ano: pirarucu, pirarara e filhote. Na Amazônia, estão sendo desenvolvidos projetos de criação do pirarucu em cativeiro. Na natureza, sua pesca é proibida.
    EDNA DOS SANTOS ROSAL MARINHO

    ResponderExcluir