sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UNIDEDE 2 ATIVIDADE 3

WILKIPEDIA

Navegando No Wilkipedia encontrei um documentário que fala da minha cidade, onde mostra que Araguatins é um município brasileiro do estado do Tocantins que se localiza na região do Bico do Papagaio, que fica às margens do rio Araguaia. É também uma cidade hospitaleira com várias pousadas, hotéis e um belíssimo pôr do sol, com temporadas de praias belíssimas onde recebem turistas de várias partes do Brasil e de outros países.
Ela foi fundada em 09 de junho de 1868 com o nome de Vila São Vicente do Araguaia e passou a ser cidade no ano de 1943. A origem do seu nome é a junção dos dois rios, que é Araguaia Tocantins por sugestão do Prefeito da época que chamava Antonio Carvalho Murici, hoje é uma cidade bem populosa que tem aproximadamente com 30.000 habitantes.
A Wilkipedia é uma experiência colaborativa radical. È difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.
Tudo que pude conhecer na wilkipedia pode ser usado para fazer várias pesquisas para serem enceridas no meu plano de aula, com certeza foi uma experiência bem sucedida gerenciar o meu conhecimento como professora.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UNIDADE 2ATIVIDADE 01


A IMPORTÂNCIA DO HIPERTEXTO NO TRABLHO PEDAGÓGICO.

No mundo virtual que se vive hoje nós educadores temos que nós atualizarmos quanto o valor da internet no fazer pedagógico, hoje temos várias ferramentas que pode ajudar a trabalhar melhor com nossas aulas .
O hipertexto agrega um conjunto de informações enriquecedoras que se torna ainda mais informação e abrindo caminhos para um trabalho mais ágil. Hoje, existe novos possibilidades de comunicação horizontal que passará a dar mais opção ao ser humano, possibilitando uma forma multidirecional de interação com o novo.
Como educadora , entendo que o hipertexto é uma ferramenta que vai trazer mais conhecimentos em minhas pesquisas e produção textual em sala de aula com meus alunos, pois navegar pelo hipertexto e conhecer algo que não conhecia no momento, para mim é bastante interessante, o uso desta ferramenta pois, nos mostra muita expectativas curiosa para trabalho mais criativo para os professores e alunos. É uma viagem mais inovadora no processo de ensino aprendizagem, para entender este novo paradigma com mais detalhe vale a pena nós aprofundarmos para vencermos as barreiras do medo que nos rodeia na area das tecnologias.

EDNA DOS SANTOS ROSAL MARINHO
Unidade4_ativ_2B_Edna

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Instituição: Escola Estadual Denise Gomide Amui

Autora: Edna dos Santos Rosal Marinho

Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final: 5º ano

Componente Curricular: Geografia


Título: Noções de Biodiversidade

Objetivos:

-Perceber que a floresta não é apenas um conjunto de árvores e descobrir diferentes perspectivas em sua organização estrutural.
-Introduzir noção de biodiversidade para aproximar-se da compreensão da importância florestas tropicais brasileiras.
-Identificar a presença da vegetação e flora nativa no lugar de vivencia.
-Aproximar-se do ambiente cotidiano dos alunos por meio de um roteiro de trabalho de campo.

Conteúdos:
Noções sobre organização estrutural das florestas.
Noções de biodiversidade.
Elaboração de desenhos de observação.


Duração das atividades: 2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão ter conhecimentos sobre biodiversidade.

Material necessário:
Papel para desenho, lápis preto e colorido, prancheta para desenho, cola, canetas hidrográficas, cartolina, mapa do Brasil, Atlas de Geografia, máquina fotográfica para a
visita de campo (opcional).

Avaliação:
Analise se os desenhos dos alunos demonstram perceber que a floresta não é apenas um conjunto de árvores e que o ambiente proporciona uma grande variedade de vida. Para isso, verifique se os desenhos e as produções escritas demonstram uma visão mais complexa sobre a floresta.

Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste
unidade 4 atividade 2A socializando experiências com projeto
Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Edna dos Santos Rosal Marinho
Unidade Escolar: Escola Estadual Denise Gomide Amui
Data: 15/12/2010

Socializando uma experiência com projeto
Trabalhar com projetos é algo muito significativo, pois contribui para o ensino- aprendizagem dos alunos.
O Projeto desenvolvido foi Educação Ambiental.


Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Ao elaborar e desenvolver o Projeto Educação Ambiental na escola tivemos a oportunidade de aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador pode servir para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. Nossa experiência mostra que nós professores temos nos surpreendido muito com a quantidade de informação que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos, então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes.
O aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.
As atividades propostas foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, como: pesquisas, inserir imagens, etc. Com isso foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos.
unidade 4 atividade 2A socializando experiências com projeto
Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Edna dos Santos Rosal Marinho
Unidade Escolar: Escola Estadual Denise Gomide Amui
Data: 15/12/2010

Socializando uma experiência com projeto
Trabalhar com projetos é algo muito significativo, pois contribui para o ensino- aprendizagem dos alunos.
O Projeto desenvolvido foi Educação Ambiental.


Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Ao elaborar e desenvolver o Projeto Educação Ambiental na escola tivemos a oportunidade de aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador pode servir para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. Nossa experiência mostra que nós professores temos nos surpreendido muito com a quantidade de informação que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos, então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes.
O aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.
As atividades propostas foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, como: pesquisas, inserir imagens, etc. Com isso foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos.

PLANO DE AULA COM MIDIA