quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

unidade 4 atividade 2A socializando experiências com projeto
Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Edna dos Santos Rosal Marinho
Unidade Escolar: Escola Estadual Denise Gomide Amui
Data: 15/12/2010

Socializando uma experiência com projeto
Trabalhar com projetos é algo muito significativo, pois contribui para o ensino- aprendizagem dos alunos.
O Projeto desenvolvido foi Educação Ambiental.


Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos.
O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Ao elaborar e desenvolver o Projeto Educação Ambiental na escola tivemos a oportunidade de aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador pode servir para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. Nossa experiência mostra que nós professores temos nos surpreendido muito com a quantidade de informação que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos, então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes.
O aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.
As atividades propostas foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, como: pesquisas, inserir imagens, etc. Com isso foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos.

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